quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Dom Wilson participa de reunião com o clero arquidiocesano

Os padres e diáconos da Arquidiocese estiveram reunidos na manhã do dia 22 de novembro para participar da Reunião Geral do Clero. Realizada na Igreja Matriz da Paróquia São Judas Tadeu e São João Batista, na Ponte do Imaruim, em Palhoça, o encontro reuniu mais de 160 padres e diáconos. Esse foi o primeiro encontro do nosso clero com o nosso arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck, desde a sua posse no dia 15 de novembro.

No início do encontro, conduzido pelo Pe. Vitor Feller, coordenador Arquidiocesano de Pastoral, o diácono Ideraldo Luiz Paloschi, presidente da Comissão Arquidiocesana do Diaconato Permanente – CADIP, representando os 117 diáconos da Arquidiocese, e o Pe. Pedro Alcido Philippe, representando os padres diocesanos e religiosos, fizeram a acolhida a Dom Wilson.

Dom Wilson ficou muito feliz por a reunião coincidir com a semana seguinte a sua posse na Arquidiocese. Ele falou que os padres e diáconos são vocações ordenadas para o serviço da Igreja. “O bispo não faz nada sozinho. Ele depende dos ministros da Igreja. Venho de braços abertos e conto com a colaboração de todos”, disse.

Durante o encontro, os padres e diáconos receberam informações gerais do seu interesse, definiram os evento e agenda de compromissos arquidiocesanos para o próximo ano, e receberam informes de variados assuntos de pastorais, movimentos, organismos e serviços, e de evento do Regional e Nacional dos quais podem participar.

Pe. João Francisco Salm falou da necessidade da informatização contábil da Arquidiocese. Disse que o "Sistema Pastoral" da empresa MAISTER de Porto Alegre, é utilizado por mais de 60 dioceses e devemos buscar adotá-lo nas paróquias. Convidou os padres, diáconos e pessoas que lidam com essa parte na Paróquia para participar de curso de formação no dia 28 e 29 de novembro, na Paróquia Santo Antônio, em Campinas, São José. A formação é voltada às Comarcas da Ilha e São José.

Nos dias 30, 31 de novembro e 01 de dezembro, será a vez das Comarcas de Santo amaro, Estreito e Biguaçu. A formação será no mesmo local. Já as Comarcas de Brusque, Tijucas e Itajaí, estarão reunidas na Paróquia Santa Teresinha, em Brusque, para a formação nos dias 05 e 06 de dezembro. Pe. Salm solicitou que os participantes levem computador/notebook.

Apresentação das Comarcas

Na sequência, cada um dos coordenadores comarcais realizaram a apresentação da realidade das suas comarcas. Eles falaram os aspectos religiosos fazendo uma breve explanação das paróquias e comunidades, político, geográfico, turístico, étnicos (formação da população) e dos desafios pastorais.

Ao final das apresentações, Dom Wilson agradeceu às apresentações ainda que sintéticas, mas que já lhe deu uma real dimensão da Arquidiocese. Ele falou que está ciente que estamos trabalhando no Plano Arquidiocesano de Pastoral e que, embora não tenha sido tratado na reunião, pretende se colocar a par do que já foi preparado e incentivar a continuidade desse trabalho.

Depois, Dom Wilson fez mais algumas recomendações de cunho pastoral e administrativo. Ao final, como bom pastor, convidou tanto aos padres quanto aos diáconos para visita-lo na residência episcopal. “Sintam-se sempre participantes da casa do bispo, seja para partilhar as refeições ou para uma conversa”, disse.

Clique aqui e veja fotos da reunião.

Fonte: Jornal da Arquidiocese

Nenhum comentário: